Trocar o aluguel pelo imóvel próprio é o sonho da maioria de nós brasileiros. Dar esse grande passo na vida faz toda a diferença, mas é preciso estudar e analisar muito bem todas as condições na hora da compra.

Algumas opções devem ser consideradas na hora de escolher uma linha de crédito para comprar o seu imóvel. Uma delas é o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que possui o prazo de pagamento mais extenso entre as modalidades de empréstimo e é oferecido por diversos bancos brasileiros, tanto públicos como privados.

Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo

Perguntas Frequentes

A caderneta de poupança é considerada uma das formas de investimento mais populares entre os brasileiros, é responsável por captar bilhões de reais todos os meses em depósitos.

Uma parte de todo esse dinheiro é usada para financiar a compra de imóveis por meio do SBPE. Os rendimentos da poupança, inclusive, são a principal fonte de capital para o financiamento imobiliário. Ou seja, o dinheiro que você aplica na poupança também ajuda a financiar o seu imóvel.

O seu funcionamento, no entanto, não possui grandes diferenças em relação às outras linhas de empréstimo imobiliário. O SBPE é utilizado para comprar imóveis novos e usados, além de permitir a compra de terrenos para construção residencial ou comercial.

Financia até 80% do valor do imóvel.
Não exclui quem possui outros imóveis em seu nome.
Até 420 meses para pagar.
Renda a partir de R$ 5.000.

Um dos maiores benefícios oferecidos pelo SBPE é seu longo prazo para a quitação. Como as parcelas do empréstimo podem ser dividas em até 35 anos, você pode financiar o imóvel – até 80% do valor total – sem comprometer seu orçamento.

As taxas de juros variam de acordo com a situação, e a amortização é feita pela tabela SAC, um sistema que funciona de forma constante. Nesse sentido, o valor da amortização nas parcelas mensais de quitação da dívida se mantém igual ao longo de todo o pagamento. O que se altera, no entanto, é o valor mensal dos juros, que decresce até o fim da dívida.

Para conseguir um financiamento imobiliário pelo SBPE, você precisa ser brasileiro, maior de idade e não ter restrição junto aos serviços de avaliação de crédito.

Além disso, precisa comprovar que a prestação do financiamento não é superior a 30% da sua renda familiar mensal. Previsto por lei, esse limite funciona como uma forma de reduzir a inadimplência e suavizar o risco de crédito financeiro dos recursos do SBPE.

Com essa opção, você pode possuir outros imóveis em seu nome, não há limite de renda e o financiamento pode ser feito dentro ou fora do Sistema Financeiro de Habitação.

Além disso, pode aproveitar a praticidade de ter as prestações debitadas em conta-corrente ou direto na sua folha de pagamento.